Inscrições para o 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana vão até 22 de dezembro

Imprimir PDF



As inscrições para o 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, foram prorrogadas até o dia 22 de dezembro para atender às necessidades dos chefes, que têm agendas mais cheias durante as tradicionais festas comemorativas de finais de ano, além de aproveitar a nova safra de produção de caqui - tradicional do município.

Inscreva-se

A abertura das inscrições se deu em 20 de outubro, data escolhida porque marca a comemoração pelo Dia Internacional do Chef de Cozinha. O prazo das inscrições foi estendido após inúmeros apelos dos participantes, que afirmaram ser um período de alta temporada para os chefes de cozinha. A dinâmica do Festival é de um concurso de receitas, destacando ingredientes como cogumelos, nêsperas, frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) produzidos na região. O evento compartilha receitas e pratos típicos relacionados à história e cultura de Mogi das Cruzes, com o objetivo de enriquecer o cardápio da cidade com suas melhores iguarias.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo. O Mistura Mogiana é aberto a todos os amantes da boa comida e da gastronomia local, independentemente de serem nascidos em Mogi das Cruzes ou de coração, residentes ou profissionais na cidade. Qualquer pessoa, desde chefs de cozinha até cozinheiros caseiros, pode participar desde que tenha uma boa receita para contribuir.

O Festival Gastronômico Mistura Mogiana ocorrerá aos sábados, nos dias 24 de fevereiro, e 2, 9 e 16 de março, das 11h às 17h, no Parque Leon Feffer. Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival contará também com apresentações artísticas e a venda de artesanato e de produtos de empreendedores sociais locais.

Nas sextas-feiras que antecedem cada uma das etapas de degustação pública das receitas, serão realizados ciclos de palestras e oficinas relacionados ao tema da gastronomia. Esses eventos ocorrerão nos dias 23 de fevereiro, e 1, 8 e 15 de março, das 14h às 18h, no auditório do Mercado do Produtor.

Regulamento

Para a realização do Festival, foi elaborado um regulamento detalhado que pode ser acessado aqui. Entre outros pontos, o regulamento determina que os concorrentes prepararão suas receitas e oferecerão degustações públicas no Centro de Convenções do Parque Leon Feffer, utilizando ingredientes da região. A organização disponibilizará balcão equipamentos como fogão, microondas e freezer para que os selecionados possam finalizar seus pratos, que serão oferecidos para degustação pública.

Haverá um júri técnico, composto por pessoas representativas da sociedade, com conexão com a gastronomia, cultura, turismo, agricultura, desenvolvimento econômico e/ou o meio ambiente. Os jurados serão selecionados pela Comissão Organizadora do evento. Para participar, basta residir ou trabalhar em Mogi das Cruzes e ter uma boa receita a ser apresentada.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi