Grupos de congada de Mogi das Cruzes representam a cidade no Revelando SP

Imprimir PDF



Mogi das Cruzes ganha destaque por mais um ano consecutivo no maior festival de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP. A cidade será representada por suas tradicionais manifestações culturais com grupos de congadas, no próximo domingo (19), na capital paulista.

Os grupos Congada Batalhão Nossa Sra. Aparecida, Congada Divino Espírito Santos e Congada Santa Efigênia, se apresentam a partir das 10 horas, deste domingo, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

O festival teve início em 26 de outubro, na cidade de São José dos Campos, onde o grupo Congada São Benedito Santo Ângelo, representou Mogi das Cruzes.

O Revelando SP é realizado desde 1997, pelo Governo do Estado de São Paulo. O maior festival de cultura tradicional e economia criativa paulista reúne culinária típica, artesanato e diversas manifestações culturais, como congada, folia de reis, catira, entre outras atrações de todo o Estado.

Os tradicionais desfiles de congada fazem parte do folclore brasileiro e reúnem elementos de tradições tribais da Angola e do Congo com referências religiosas. Representa a coroação de um rei, às vezes também da rainha, com passos e cantos acompanhados de música e lutas simbólicas de espadas.

A congada foi selecionada como uma manifestação que expressa as tradições culturais de Mogi das Cruzes, após a Secretaria Municipal de Cultura indicar a mesma para o Revelando SP, por meio do edital aberto entre julho e agosto de 2023.

O Parque da Água Branca está localizado na avenida Francisco Matarazzo, 455, na Água Branca, São Paulo

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi