Cultura fomenta Diálogo Aberto sobre a trajetória da população negra e indígena em Mogi das Cruzes

Imprimir PDF



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove no próximo sábado (9), a partir das 14 horas, mais uma edição do programa Diálogo Aberto, no Estúdio Municipal de Áudio e Música - EMAM. O encontro gratuito tem como tema a trajetória da população negra e indígena em Mogi das Cruzes e Alto Tietê. A iniciativa da Secult busca reunir e dar visibilidade ao conhecimento já existente sobre a memória negra e indígena na cidade.

A secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, evidencia a importância cultural e social da história da população negra e indígena em Mogi das Cruzes. "Valorizar o patrimônio da cidade é reconhecer a importância de todos os seus elementos fundantes. Os povos negros foram decisivos para a constituição de Mogi das Cruzes, mas durante séculos sofreram com a desvalorização e preconceitos que ainda não deixaram de existir completamente e que precisam ser combatidos. O conhecimento, o diálogo e a interação são essenciais para combatermos o preconceito e a desinformação".

O encontro tem o objetivo de salientar novos conteúdos sobre a trajetória, apagamentos e tradições locais, por meio das escutas, pesquisas e debates entre Poder Público, Conselhos Municipais, Coletivos, Grupos de pesquisa e população local.

A ação contará com a participação do Coletivo Memória e Trajetória da Pessoa Negra no Alto Tietê, que desenvolve pesquisas para ressignificar as histórias e trajetórias de pessoas negras no Alto Tietê, a partir de Mogi das Cruzes.

O programa Diálogo Aberto nasceu no ano de 2013 com o intuito de criar um canal acessível de comunicação e participação social. O programa visa mobilizar e reunir agentes culturais, além de pessoas interessadas em arte e cultura para, de maneira democrática e igualitária, construírem e implementarem políticas públicas culturais na cidade de Mogi das Cruzes.

O EMAM fica na Rua Cel. Souza Franco, 735, Centro.

Serviço
(Programação sujeita a alterações)
Diálogo Aberto - Trajetória da População Negra e Indígena em Mogi das Cruzes e Alto Tietê
Local: Estúdio Municipal de Áudio e Música – EMAM (R. Cel. Souza Franco, 735 - Centro, Mogi das Cruzes – SP)
Data: 9/12/2023 (sábado)
Horário: das 14h às 16h
Entrada franca
Classificação: Livre (menores de idade devem estar devidamente acompanhados por um responsável legal)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi