1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana recebe 90 inscrições, faz pré-seleção e prepara anúncio dos jurados

Imprimir PDF



O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, recebeu um total de 90 inscrições, até o dia 22 de dezembro, e agora entrou na fase de pré-seleção de 36 receitas, que serão divulgadas no dia 5 de fevereiro. Elas participarão das quatro etapas de degustação pública, que acontecerão nos dias 24 de fevereiro, 2, 9 e 16 de março (veja o regulamento no final da página, em PDF).

A dinâmica do evento é de um concurso de receitas, destacando ingredientes como cogumelos, nêsperas, frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) produzidos na região. O festival compartilha receitas e pratos típicos relacionados à história e cultura de Mogi das Cruzes, com o objetivo de enriquecer o cardápio da cidade com suas iguarias.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.

O júri técnico que ficará responsável pela análise das receitas durante as degustações públicas, será anunciado nos próximos dias, pelos canais oficiais da Prefeitura.

Durante as degustações públicas, que ocorrerão no Parque Leon Feffer, cada chef levará seu prato pré-preparado e fará a finalização no local. Serão distribuídas 300 senhas para o público presente, que fará a desgustação de cada prato.

Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival Mistura Mogiana contará também com apresentações artísticas e a venda de artesanato e de produtos de empreendedores sociais locais. Nas sextas-feiras que antecedem cada uma das etapas de degustação pública das receitas, serão realizados ciclos de palestras e oficinas relacionados ao tema da gastronomia. Esses eventos ocorrerão nos dias 23 de fevereiro, e 1º, 8 e 15 de março, das 14h às 18h, no auditório do Mercado do Produtor.

Entre as premiações aos vencedores, o 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana dará origem à publicação de um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre as receitas feitas com produtos locais e típicos que se destacaram no Festival. A intenção é divulgar as iguarias da cidade e também estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes de Mogi – premiando e divulgando um cardápio de valiosos talentos locais.

O evento conta com o apoio cultural da Associação Comercial, do Bunkyo, do Sebrae, do Sincomércio, do Sindicato Rural e da TV Diário, além de outras parcerias que estão em construção.

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi