Mogi das Cruzes oferece oficinas gratuitas para formação de até 100 agentes culturais

Imprimir PDF



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está com as inscrições abertas para duas oficinas gratuitas para formação de agentes culturais. Os interessados já podem efetivar suas inscrições de maneira on-line, por meio do link abaixo.

Inscreva-se

Ao todo estão disponíveis 100 vagas, 50 destas são para a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais , enquanto as 50 restantes para a Oficina de Produção Cultural. As aulas serão realizadas no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na sala Wilma Ramos. A Oficina de Elaboração de Projetos Culturais acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, já a Oficina de Produção Cultural em 4 e 5 de março.

“Entendemos que a Secretaria Municipal de Cultura tem um papel fundamental de promover a formação continuada dos produtores culturais do município e região. E, para isso, articulamos parcerias que permitam uma formação de qualidade. É o caso da parceria com a Poiesis, organização social de cultura que mantém um reconhecido programa de gestão e formação cultural para os munícipios em parceria com o governo estadual”, afirma Claudinéli Moreira Ramos, Secretária Municipal de Cultura.

São duas oficinas com temas de destaque para a formação de produtores culturais do município, no contexto de incremento e consolidação das leis de incentivo à cultura e de editais nos âmbitos federal, estadual e municipal. As oficinas têm como público-alvo artistas, produtores, gestores, estudantes e demais atuantes na área cultural de Mogi das Cruzes.

A formação é uma parceria com o programa Oficinas Culturais - uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

Sobre as oficinas

A Oficina Elaboração de Projetos Culturais será ministrada pela arquiteta e museóloga, com pós Graduação em Marketing e Comunicação, Beatriz Henriques. Entre os temas abordados, estão a elaboração de projetos culturais voltados para editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal; estratégias e etapas de elaboração de um projeto cultural da concepção, desenvolvimento de parcerias para a execução, captação de recursos e prestação de contas.

Já a Oficina de Produção Cultural será promovida por Higor Advenssude, com mais de 15 anos de carreira sólida, atuando em diversos projetos artísticos e culturais de políticas públicas. A oficina abordará etapas de planejamento e curadoria de um evento cultural, passando pelas fases de execução e checklist de produção e as atividades de pós evento.

Sobre o programa Oficinas Culturais

O programa Oficinas Culturais é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura. O Programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na capital, o programa Oficinas Culturais realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Juan Serrano (Taipas).

A Poiesis Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas, projetos, pesquisas, espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democráticos ao conhecimento, de estímulo à criação artística, intelectual, e de difusão da língua e literatura.

Mais informações podem ser obtidas no site ou então pelo telefone da Secretaria Municipal de Cultura, que é o (11) 4798-6900.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi