1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana realizará primeira degustação pública neste sábado (24/2)

Imprimir PDF



O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, terá início neste sábado (24/2), no Parque Leon Feffer, a partir das 11 horas, quando será realizada a primeira etapa de degustação pública. No total, 36 receitas participarão do festival, que foram pré-selecionadas por um júri técnico.

Neste sábado (24/2), 12 receitas pré-selecionadas participarão da disputa. Cada chef levará seu prato pré-preparado e fará a finalização no local. Serão distribuídas 300 senhas para o público presente, que fará a desgustação de cada prato. Quatro receitas serão selecionadas para a etapa final, que ocorrerá no dia 16 de março.

O festival terá ainda mais duas degustações públicas, que acontecerão nos dias 2 e 9 de março, sempre no Parque Leon Feffer, a partir das 11 horas. Será usado o mesmo sistema para todas as degustações: distribuição de 300 senhas para o público presente e a seleção de quatro receitas.

As receitas utilizaram ingredientes típicos da região, como cogumelos, nêsperas, frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) locais. O festival compartilha receitas e pratos típicos relacionados à história e cultura de Mogi das Cruzes, com o objetivo de enriquecer o cardápio da cidade com suas iguarias.

Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival contará também com apresentações artísticas.

O Mistura Mogiana dará origem a um livro, que será um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre receitas feitas com produtos locais e típicos. Outro objetivo é estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade – premiando um cardápio que reconhece os talentos locais.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.

Palestras

O  1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana também oferecerá palestras aos interessados. Elas acontecerão nas sextas-feiras que antecedem as degustações públicas e serão realizadas no Auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550), com limite de 30 vagas por palestra. Para se inscrever, basta acessar um link (clique aqui). Para esta sexta-feira, dia 23, os interessados podem assistir às seguintes palestras:

  • Faça do atendimento uma ótima experiência / Horário: 14h / Palestrante: Fabrício Amódio – SEBRAE
  • Frutos da Mata Atlântica / Horário: 15h / Palestrante: Álvaro Mielke - Professor de Gastronomia
  • Quitutes de Quermesse / Horário: 16h / Palestrante: Glauco Ricciele - Historiador e Diretor de Patrimônio e Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes
  • Conhecendo as Flores Comestíveis / Horário: 17h / Palestrante: Flávio Fernandes - Jardinista e Especialista em Flores Comestíveis
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi