Mogi das Cruzes abre inscrições para Roteiro do Patrimônio: Especial Dia da Água com visita à nascente do rio Tietê

Imprimir PDF

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoverá em 23 de março uma edição inédita do programa Roteiros do Patrimônio - uma parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Salesópolis - para comemorar o Dia Mundial da Água (22). Será realizada uma visitação ao Parque Estadual Nascentes do Tietê e ao Museu da Energia - Usina Parque de Salesópolis, com saída prevista para às 8 horas, do prédio sede da administração municipal mogiana.

A ação abordará a importância da preservação de um dos maiores e mais necessários patrimônios do planeta - a água. Os visitantes desfrutarão de paisagens naturais e culturais deslumbrantes e conhecerão mais sobre a histórias da região. Ao todo, estão disponíveis 80 vagas para o passeio guiado que acontecerá das 8 às 16 horas. Menores de idade somente poderão participar acompanhados por seus responsáveis legais.

Para a secretária municipal de Cultura de Mogi das Cruzes, Claudinéli Moreira Ramos, a iniciativa marca a parceria com Salesópolis, fortalecendo a integração cultural e turística em torno da pauta da preservação ambiental - que precisa estar no centro das atenções de todas as pessoas nos dias atuais. “Neste Dia Mundial da Água, as Secretarias de Cultura de Mogi das Cruzes e Salesópolis somam esforços para que a população do Alto Tietê tenha uma oportunidade especial. A proposta é que os visitantes conheçam gratuitamente e com o apoio de guias especializados este patrimônio natural e cultural da região que é a nascente do rio Tietê. Os participantes conhecerão o local onde nasce o mais importante rio do nosso Estado, fonte de vida e desenvolvimento, e também uma usina hidrelétrica histórica - na qual será possível compreender em detalhes o processo de geração da energia elétrica”, destaca a secretária Claudinéli.

A parceria também assinala a preocupação de reconhecer o rio Tietê como um patrimônio natural de toda a população da região e reforça que a soma dos esforços permite ampliar as realizações em prol da causa. Com a união das duas pastas, a Secult de Mogi viabilizará os ônibus, enquanto a de Salesópolis fornecerá os guias e a gratuidade de ingressos nos atrativos visitados.

“Esperamos realizar mais parcerias semelhantes, para levar mais mogianos para outros roteiros históricos e naturais incríveis das cidades vizinhas, além de também receber o público de Salesópolis e região para prestigiarem os diversos patrimônios culturais e ambientais de Mogi”, finaliza a secretária.

As inscrições gratuitas serão aceitas até o preenchimento total das vagas e podem ser feitas de maneira on-line, por meio do link abaixo.

Inscreva-se

Caso não possa comparecer na atividade, a pessoa inscrita deverá comunicar à Secult por meio dos canais oficiais da Pasta (@culturamogi ou WhatsApp 11 4798-6900) com pelo menos 24 horas de antecedência. Do contrário, ficará impossibilitado de participar de outras ações da Secretaria pelo período de seis meses. Também é muito importante evitar atrasos: os ônibus sairão no horário marcado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900 ou pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br .

Roteiro do Patrimônio

O programa Roteiro do Patrimônio é uma iniciativa da Secult de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico e Arquivo, com o intuito de promover passeios guiados por locais de interesse histórico e cultural de Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, com o objetivo de apresentar aos participantes os elementos e aspectos que constituem a história, a paisagem, a identidade e as diversidades do nosso território.

Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada gratuita)
Roteiro do Patrimônio - Especial Dia Mundial da Água
Data: 23/03/2024 (sábado)
Horário: das 8 às 16 horas
Local de partida e chegada: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes (Av. Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico)

Itinerário
Saída prevista: 8h
Primeira parada 9h30: Parque Estadual Nascentes do Tietê, com visita guiada. Na sequência, parada para almoço no centro da cidade (almoço por conta dos visitantes)
Segunda parada 13h: Museu da Energia – Usina Parque de Salesópolis
Retorno previsto para 16h, no mesmo local de embarque (Prefeitura de Mogi das Cruzes)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi