Parceria da Cultura com Instituto de Preservação do Café e da Imigração qualificará museus de Mogi das Cruzes

Imprimir PDF

Na última quarta-feira (20), profissionais do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI) estiveram em Mogi das Cruzes para realizar a primeira de uma série de visitas técnicas aos museus da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A atividade teve início no Museu Mogiano (Casarão do Carmo) e contou com a participação da Secretária de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos. Em seguida, os especialistas do INCI, acompanhados dos profissionais dos museus da cidade, foram para a Pinacoteca, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre a preservação e conservação de coleções museológicas a partir do acervo vistoriado.

Essa e outras ações estão sendo desenvolvidas seguindo duas importantes diretrizes da Secult para 2024: a continuidade da formação dos profissionais que atuam na Secretaria e a requalificação e a modernização dos museus mogianos – compromisso desta gestão com o patrimônio cultural local para uma melhor experiência dos mogianos e turistas que visitam a cidade.

O INCI é a organização social gestora de dois importantes museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC): o Museu da Imigração, localizado em São Paulo, e o Museu do Café, que fica em Santos.

A iniciativa faz parte da parceria entre a Secult e o INCI voltada à qualificação da rede de museus municipais de Mogi das Cruzes, ação que integra os objetivos do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) de fortalecimento e valorização dos museus paulistas, impulsionado pela SCEIC.

A parceria com o INCI marca o esforço de aproximação com o SISEM-SP e com a Secretaria de Cultura do Estado, bem como a busca pelos mais qualificados especialistas garantindo assim a meta de aperfeiçoamento dos museus do município.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi