Biblioteca de Mogi das Cruzes retoma funcionamento com ações gratuitas e simultâneas

Imprimir PDF



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), informa que a Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Santana retomará o pleno atendimento ao público de Mogi das Cruzes, a partir do próximo dia 20. Neste mês de abril, em que são comemorados o Dia Mundial do Livro (23) e o Dia Internacional do Livro Infantil (2), o evento que marca a reabertura da unidade proporcionará diversas atividades gratuitas e simultâneas para toda a família, na região central da cidade.

Para a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, além de oferecer aos interessados uma ampla gama de possibilidades de leitura e pesquisa, o papel da biblioteca pública na atualidade é o de promover eventos que democratizem cada vez mais o acesso à informação e ao conhecimento, a partir do incentivo à leitura. “Ler estimula a criatividade, a sensibilidade e o pensamento crítico – requisitos fundamentais para crescermos como seres humanos. Nossa perspectiva é cada vez mais tornar a Biblioteca Municipal de Mogi um polo irradiador de iniciativas que fomentem o gosto pela leitura, e a interação social em torno da literatura, da contação de histórias e também da escrita literária”, destaca a secretária.

Para marcar oficialmente a reabertura, diversas atrações estão previstas para o sábado, 20, das 10 às 17 horas, incluindo duas sessões de contações de histórias para o público infantil, além de palestras e monólogos sobre as obras dos autores José Saramago (expoente da literatura mundial) e Nelson Albissú (um dos mais populares autores mogianos), uma oficina de escrita criativa e o Sarau da Alegria, que encerra a programação do dia, no Centro Cultural.

Ainda das 10 às 17 horas, na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente para o Centro Cultural, foram organizadas atividades simultâneas, com a promoção de encontros de autores e sebos mogianos,  e com a troca de livros de literatura em bom estado de conservação, por meio dos programas de troca de livros mantido pela Secult, o Escambo Literário (para publicações para adultos) e o Escambinho Literário (voltado a obras infantojuvenis) de Mogi das Cruzes.

A programação foi construída pela Secult em parceria com o Programa Mogi Cidade Leitora, da Secretaria Municipal de Educação, com a Associação Mogicruzense de História, Artes e Letras (AMHAL) e com o Coletivo Di’Versos, objetivando intensificar a interação de toda a comunidade interessada e ampliar o envolvimento do público em geral com a Biblioteca Municipal. A intenção é tornar o equipamento cultural, cada vez mais, um espaço de convívio, fruição e interação social para todos.

Serviço
(Programação sujeita a alterações. Todas as ações têm entrada franca)
Reabertura da Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Santana
Data: 20/4/2024 (sábado)
Horário: das 10h às 17h
Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes (praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 - Centro)

10h | Abertura oficial da Biblioteca Municipal
10h15 às 12h | Contação de histórias infantis, com Sueli Canfora, do Coletivo Diversos | Biblioteca Municipal
13h às 14h | Palestra: A obra de José Saramago, com João Anatalino Rodrigues | Sala Mulituso Wilma Ramos
13h às 14h | Contação de histórias com fantoches, com Maria de Lourdes | Biblioteca Municipal
14h às 15h | Monólogo e Impressão com Marcão - obras de Nelson Albissu | Sala Mulituso Wilma Ramos
15h às 16h | Oficina: A Escrita dos Sentimentos, com Sheila Kuno e Margarete Brito | Sala Mulituso Wilma Ramos
16h às 17h | Sarau da Alegria, com Coletivo Diversos | Sala Mulituso Wilma Ramos

Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros
10h às 17h | Escambo + Escambinho Literário de Mogi das Cruzes
10h às 17h | Encontro de sebos mogianos
10h às 17h | Encontro de autores mogianos

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi