Desfile Cívico-Militar reúne mais de 25 mil mogianos na Avenida Cívica

Imprimir PDF
 
 

Desfile mostrou a história da cidade desde o seu início até as mais recentes conquistas, como o Expresso Turístico e o programa "Escola de Tempo Integral"

 

Um público de 25 mil mogianos participou do Desfile Cívico-Militar, que iniciou as comemorações desta terça-feira, 1º de setembro, data em que Mogi das Cruzes completa 449 anos. Com o tema “Mogi – Rumo aos 450 anos”, duas mil pessoas apresentaram desde o início da história da cidade até as mais recentes conquistas, como o Expresso Turístico e o programa “Escola de Tempo Integral”.

Emocionado, o chefe do executivo cumprimentou o público. “Bom dia, Mogi. Bom dia, nossa cidade. Mogi é uma das cidades mais antigas, mas ao mesmo tempo uma das mais modernas de São Paulo. Hoje é o dia da apresentação do que Mogi tem de melhor, as escolas, as fanfarras, nosso comércio, indústria. Feliz aniversário, Mogi, nossa terra querida e amada”. A Banda da Polícia Militar do 17º BPM/M e os Canarinhos do Itapety prestigiaram a festa, cantando os hinos brasileiro e mogiano.

Autoridades municipais, prefeitos da região e representantes de todo o Estado participaram do Desfile, iniciado pelos atiradores do Tiro de Guerra. Em seguida, uma parte importante da história da cidade foi mostrada na Avenida com a participação dos heróis mogianos que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2º Guerra Mundial. Representantes das Polícias Civil, MiIitar, Ambiental e Rodoviária, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal também arrancaram aplausos da público.

A educação mogiana foi representada desde a Educação Infantil, com a participação de alunos de seis creches conveniadas, até o Ensino Superior. Pela primeira vez, educadores e alunos das universidades e faculdades de Mogi participaram da festa, trazendo para a Avenida Cívica a indústria, a tecnologia, a saúde e o comércio da cidade.

“Este foi o melhor desfile que eu já vi. Gostei de tudo”, disse Eny da Conceição Máximo, 66 anos, que todos os anos assiste a apresentação.

Giovana Contiero, 26 anos, levou, para a Avenida Cívica, o filho Pablo de dois anos e o marido. “O desfile está muito bonito. Nos últimos anos, não pude vir, mas estou gostando. Gostei mais dos carros de polícia”, disse.

Pela rede municipal, alunos da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes – Caic trouxeram as bandeiras de Mogi das Cruzes, Brasil e São Paulo. A Banda de Percussão Juvenil da Escola Municipal Prof. Mario Portes, uma das participantes do projeto “Pra Ver a Banda Passar”, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, iniciou a participação das bandas e fanfarras no desfile. Também estiveram na Avenida Cívica, as bandas da APAE, da EM Verª Astréa Barral Nébias, EE Maria Rodrigues, EE Cláudio Abrahão, EM Florisa Faustino Pinto e EE Cid Boucault.

A fundação da cidade foi representada pelos alunos da APAE e da Emesp Profª Jovita Franco Arouche, que levaram índios e bandeirantes para o desfile. Para a alegria das crianças, um trenzinho homenageou o Expresso Turístico, uma parceria da Prefeitura de Mogi, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e a CPTM, que já trouxe mais de 5 mil turistas à cidade.

Os alunos da rede municipal destacaram ainda dois momentos importantes de Mogi em 2009: a agricultura e o início do Período Integral. Os estudantes trouxeram frutas, verduras, legumes e flores que representam a grande produção agrícola mogiana e a introdução dos produtos na merenda escolar, como o caqui e o alface. Pequenos atletas, mágicos, palhacinho e futuros músicos apresentaram o programa “Escola de Tempo Integral”. Cerca de 50 alunos, dos 540 atendidos pela iniciativa, estiveram na Avenida Cívica demonstrando o que tem mudado no dia a dia deles com a integração das aulas tradicionais ao esporte e à cultura. Os alunos da rede estadual apresentaram a Educação, o Meio Ambiente e o Urbanismo de Mogi das Cruzes.

A Banda Santa Cecília abriu o desfile da Secretaria Municipal de Cultura, que trouxe para o evento diferentes segmentos artísticos de Mogi. Artistas da cidade apresentaram as tradicionais Congadas e Moçambique, oficinas nos bairros, artesanato, dança, teatro e os preparativos para o Carnaval de 2010, que festejará os 450 anos da cidade.

As políticas públicas de inclusão social desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social também foram destaques na Avenida Cívica. Cerca de 200 atletas mogianos e os representantes dos projetos de iniciação esportiva e de atendimento à melhor idade da Secretaria de Esporte e Lazer também animaram a Avenida. O desfile foi encerrado pelos escoteiros e carros antigos da cidade. (KCB)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi