“Arte em Ciarte” homenageia Grupo Feminino de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes

Imprimir PDF
 

Fundado em 1983 pelas artistas plásticas Ilda Veri Lopes, Wanda Coelho Barbieri, Ana Maria Barbosa - AnaMarB, Wilma Ramos e Olga Duarte Nóbrega, o Grupo Feminino de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes expõe seus trabalhos na nova edição do “Arte em Ciarte”.

Desde a fundação, o grupo já mostrou suas obras em diversas exposições, tendo como tema principal a primavera.  A religião, o folclore e a cidade também serviram de inspiração para mostras como “Reencontro & Arte” e “Coletiva I”. Essas mulheres descobriram na arte uma maneira de retratar as belezas da natureza, a maior festa religiosa da região, a Festa do Divino Espírito Santo, e tantos outros motivos que mereceram registros através de seus traços.

Com quase quarenta anos de carreira  AnaMarB já recebeu diversos prêmios, menções honrosas e troféus. Participou de exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas. Utiliza as técnicas de pintura em tela e porcelana. Olga Nóbrega Iniciou sua carreira em 1961, adotou a pintura a óleo em suas obras e retrata temas paisagísticos e folclóricos. Em 1999, recebeu dois troféus de Artista do Ano, um concedido pelo Conselho Empresarial Feminino e outro pela Sociedade Latina do Brasil.

O primeiro contato de Wanda Barbieri com as artes foi aos 7 anos. Conciliou sua carreira no magistério com a de artista plástica. Trabalha com diversas técnicas de pintura em telas e porcelana e já expôs por todo o Estado de São Paulo. Ilda Veri Lopes é um verdadeiro exemplo de que nunca é tarde para aprender. Após aposentar-se, iniciou os estudos de pintura mostrando que talento não tem idade. Já participou de várias exposições na cidade e região.

Wilma Ramos recebe uma homenagem póstuma. Faleceu em abril deste ano, aos 69 anos. Principal representante do estilo Naif na região, Wilma expôs em vários países, ilustrou cartões da UNICEF, fez calendário para indústria química, dentre muitos outros projetos. A Festa do Divino Espírito Santo é uma das principais matérias-primas da artista, que pintou um auto-retrato em que aparece carregando a bandeira vermelha.

“Com essa exposição completamos a 4ª mostra de artes plásticas, valorizando o artista mogiano, num espaço que já foi apropriado pela população”, disse o secretário de cultura, José Luiz Freire de Almeida.

A exposição acontece de 20 de novembro a 05 de dezembro, no Ciarte (Rua Ricardo Vilela, 69 – Centro), de 2ª a 6ª, das 8h às 18h e aos sábados, das 9h às 16h. A entrada é gratuita. Maiores informações pelo telefone 4725-3341.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi