Expo "Presépios Mogianos"

Imprimir PDF

O costume de montar presépios remonta ao século XIII, costume difundido por São Francisco de Assis. Ao longo dos séculos, foi acontecendo uma inculturação do costume, de maneira a retratar a cena do nascimento de Cristo conforme a maneira de viver do artista, do clero ou da comunidade, num contexto tempo-espaço. 

O costume de montar presépios teve um certo declínio nos anos 60/70, com a atenção voltada ao Papai Noel, que se tornou o principal símbolo das festas natalinas. Entretanto, por motivos diversos, o presépio tem retomado seu lugar de símbolo primeiro e essencial do Natal, continuando a ser representado das mais diversas maneiras, por artistas consagrados, eruditos, ou por artesãos, à maneira simples do povo. O importante é que cada um deles coloca na sua arte o olhar que tem sobre o mistério da encarnação do Cristo. Cada um reflete o contexto em que viver, seja pela técnica, pelo material, pelas formas.

A exposição que a Secretaria de Cultura apresenta tem exatamente esse objetivo: mostrar as diversas maneiras de se representar a cena do nascimento de Jesus. Em mais de 20 presépios, o visitante poderá apreciar obras em porcelana, madeira, biscuit, resina, argila, etc. Em imagens que vão do tradicional ao inovador e ao irreverente, mas sempre com um fundo de religiosidade popular. As origens das peças também são variadas: São Paulo, Brasilia, Africa, Peru, entre outros. E de Mogi das Cruzes também. Além das peças, a montagem do que se convenciona chamar de “cenário” também chama a atenção, pois o que menos foi usado foi a tradicional serragem. Grãos de café, pó de mármore, semente de linhaça, tijolo, palha, tecidos diversos. Enfiam, uma gama de variedades que reflete a criatividade do povo ao  externar sua fé no Salvador. 

A exposição será instalada no Ciarte, com abertura no próximo sábado (12/dez), às 10 horas. O evento contará com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que trará um quarteto de cordas, para executar músicas eruditas e natalinas. 

A maior parte dos presépios expostos são da coleção particular de Roberto Lemes Cardoso, e conta com os seguintes convidados: Itamara d’Andrea, Glaucia Caravieri, Sandra Lopes.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi