CULTURA EM DEBATE 2010

Imprimir PDF

 

 

A Secretaria de Cultura realizou ontem (28/01), o segundo “Cultura em Debate”. Representantes de todos os segmentos artísticos estiveram no Ciarte para conhecerem a programação cultural de 2010, sugerirem atividades ou eventos e esclarecerem dúvidas quanto às inscrições para os diversos projetos e agendamento dos equipamentos da Secretaria.


Dentre os diferentes assuntos tratados na reunião, a Virada Cultural Paulista

despertou o interesse de grupos musicais, de dança e teatro, que poderão procurar a Secretaria a partir da próxima quarta-feira (03/02) e efetuarem suas inscrições para participar deste evento.

O Edital para seleção dos dez novos Pontos de Cultura passará ainda por alguns acertos entre a administração municipal e o MinC e, após conclusão desta etapa, estará disponível no site da Secretaria (www.cultura.pmmc.com.br). O repasse dos recursos às instituições que tiverem seus projetos selecionados será de 180 mil reais em três anos, o que corresponde a 60 mil/ano.

Contação de Estórias, Xadrez, Curso de Paleografia e Danças Urbanas são as novas oficinas incluídas na programação deste ano, que contarão ainda com novos espaços para a sua realização, como Arquivo Histórico e Museu Expedicionários Mogianos. Desenho, Pintura, Violão, Dança de Salão, Teatro e Jazz continuam sendo oferecidas aos mogianos.

Foi divulgado também, que as reservas dos equipamentos da Cultura iniciam-se no dia 03 de fevereiro. Serão aceitas pré-reservas com validade de cinco dias. Neste período o interessado deverá providenciar o preenchimento do Requerimento de Solicitação, do Termo de Compromisso e Responsabilidade e recolher o valor estabelecido para uso do equipamento na rede bancária. Todos os documentos deverão ser protocolados no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

A taxa varia de acordo com a natureza do evento. Para espetáculos artísticos o valor é de 10% da bilheteria bruta, com recolhimento antecipado de 3 UFMs-Unidade Fiscal do Município. Para apresentações não artísticas, como palestras, por exemplo, ficou estabelecido o valor de 07 UFMs-Unidade Fiscal do Município. Todo valor arrecadado será revertido em favor do Fundo Municipal de Cultura.

O projeto “Arte Vai à Praça”, que registrou aumento de público a cada final de semana, será mantido e com novidades. A partir deste ano, além das apresentações musicais, os mogianos que estiverem passeando pelo centro poderão conferir atrações circenses, espetáculos de rua, teatro, dança e muitas outras manifestações culturais. O cadastro para novos artistas se apresentarem na Praça Oswaldo Cruz começa no dia 03 de fevereiro. Os cadastrados em 2009 não precisam se recadastrar.

Projetos de sucesso como Só Rock, Danciarte, Expo Arte em Ciarte e Tenda Cultural permanecem na programação. As parcerias com o governo do Estado foram renovadas e a cidade receberá espetáculos através do ProAC  (Programa de Ação Cultural) e Circuito Cultural Paulista.

O secretário de cultura, José Luiz Freire de Almeida, considerou positiva a reunião. “Recebemos várias sugestões interessantes que serão avaliadas pela nossa equipe e o debate foi muito produtivo”, disse o secretário.

 

 
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi