Exposição lembra bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki

Imprimir PDF
 

 Bomba lançada sobre Hiroshima explodiu a 580 metros de altura. Exposição relembra a tragédia e estimula a reflexão sobre o horror das armas nucleares

Nesta sexta, sábado e domingo (26,27 e 28/03), o Ciarte, localizado na rua Doutor Ricardo Vilela, 69, recebe a exposição “Nunca mais Hiroshima e Nagasaki”, que retrata os efeitos catastróficos para a humanidade provocados pela lançamento das bombas atômicas que devastaram as duas cidades japonesas.

Além de exposição de fotos e apresentação de DVDs, os visitantes também poderão assinar um manifesto pela paz mundial que será encaminhado à Organização das Nações Unidas (ONU). Haverá, ainda, montagem de um painel com cartões e dobraduras de “mil tsuru” (pássaro da paz, que serão enviadas ao Japão).

No domingo, às 10h30 e às 14 horas, haverá palestra com o presidente da Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil, Takashi Morita. O bombardeio sobre Hiroshima e Nagasaki ocorreu nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente, durante a Segunda Guerra Mundial.

A bomba lançada sobre Hiroshima explodiu a 580 metros de altura, gerando uma bola de fogo que atingiu um raio de cerca de 230 metros. No hipocentro – o ponto em terra exatamente abaixo da explosão –, a temperatura atingiu de 3 mil graus centígrados. É mais do que o dobro da temperatura necessária para fundir o ferro, em torno de 1.500 graus.

Se incluídas as mortes ocorridas depois do massacre, provocados pelos efeitos radioativos das bombas, a estimativa é que mais de 220 mil pessoas morreram nas duas cidades. O número correto de vítimas nunca pode ser contabilizado, pois de algumas pessoas sobraram apenas manchas em paredes. A explosão das bombas foi um dos fatores que pesaram na rendição do Japão, no dia 2 de setembro de 1945, que a partir daquele momento assumiu uma posição pacifista. (LS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi