Divulgadas as “Sete Maravilhas de Mogi”

Imprimir PDF

Foram divulgadas hoje, em cerimônia realizada no Theatro Vasques, o resultado do Concurso Cultural “Sete Maravilhas de Mogi”. Após quatro meses de votação e mais de 30 mil votos, os bens culturais escolhidos são, merecidamente, ícones da beleza e da cultura da cidade. 

Veja quais são as maravilhas eleitas e saiba mais sobre cada uma delas (em ordem aleatória):
 

  • CATEDRAL DE SANT´ANNA – Construída no mesmo local onde foi erguida a primeira capela, no surgimento do povoamento da Vila de Sant´Anna de Mogy das Cruzes, início do século XVII, a Catedral de Sant´Anna marca o Centro Histórico inicial da cidade.
     
  • RIO TIETÊ – Um rio inteiramente paulista que nasce na serra do mar, na cidade de Salesópolis, percorre cerca de 1.100 km dentro do Estado de São Paulo e deságua no Rio Paraná. O Rio Tietê foi um dos fatores determinantes para o estabelecimento dos primeiros povoadores em nossa região. Abastece parte de nossa cidade através da captação de suas águas.
     
  • THEATRO VASQUES – Um dos marcos do início da produção cultural em nossa cidade. Sua construção nasceu do movimento de um grupo de mogianos, que arrecadou o dinheiro necessário vendendo ações. A pedra fundamental foi lançada em 19 de setembro de 1901 e o Theatro foi inaugurado em 06 de dezembro de 1902.
     
  • FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - A Festa do Divino da cidade de Mogi das Cruzes é tradicionalmente realizada há mais de 300 anos e ganha destaque na imprensa nacional como a mais antiga Festa do Divino Espírito Santo conhecida no Brasil. Embora o acontecimento tenha cunho social muito grande, maior ainda é a fé dos devotos que todos os anos reúnem-se diante da Catedral de Sant´Anna para as Alvoradas, missas e para a celebração da Entrada dos Palmitos. O Afogado e o Tortinho, além das manifestações culturais como Congada, Moçambique e Marujada, fazem dessa festa uma das mais esperadas do calendário turístico de Mogi.
     
  • PARQUE CENTENÁRIO – Inaugurado nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Parque é mais do que uma homenagem aos imigrantes japoneses em nossa cidade, é uma homenagem à população mogiana que a cada final de semana ou feriado o freqüenta com seus familiares.
     
  • LARGO DO CARMO – O estabelecimento dos Carmelitas em nossa cidade data do início do século XVII. Por este motivo, nossa cidade possui um dos mais importantes exemplares da Arte Religiosa no Brasil, o Conjunto das Igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo. Na década de 70 o Conjunto Carmelita foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
     
  • SERRA DO ITAPETI – Marco principal da paisagem de nossa cidade integra o patrimônio ambiental do município. Oferece uma vista panorâmica espetacular da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar. A Serra possui diversas espécies da fauna e flora da Mata Atlântica.
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi