Mogi Feita à Mão é consolidado como um dos maiores programas de artesanato do estado

Imprimir PDF



Em 2023, o Mogi Feita à Mão se afirma como uma das maiores iniciativas de valorização e apoio ao artesanato do estado de São Paulo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequeno Empresas), através de sua Gestão de Economia Criativa para o Alto Tietê.

Neste ano, o objetivo é mobilizar cerca de 180 artesãos em atividades de apoio à gestão, formalização, aprimoramento técnico e identidade artesanal. O número representa um aumento de 350% em relação a 2022, quando o projeto contou com a participação de 40 artesãos em ações de capacitação para gestão do negócio, acesso a mercado e participação em feiras e eventos, como a Feira do Empreendedor e a Mega Artesanal.

O Programa Mogi Feita à Mão visa fomentar o artesanato de Mogi das Cruzes, gerando trabalho e renda e apoiando a atuação de microempreendedores, artesãos e artistas da cidade. Durante a ação, também estarão disponíveis barracas para comercialização de tapetes, enfeites para casa, bonecos e marionetes, doces gourmet, entre outros itens de artesanato.

Para a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, é muito importante ampliar a visibilidade desse projeto e incentivar a valorização da produção local, que está cada dia mais qualificada. "Neste mês em que é comemorado o Dia da Artesã e do Artesão (19 de março), convidamos toda a população a conhecer os belos trabalhos desenvolvidos na cidade. Os aprendizados e as ferramentas de gestão disponibilizados pelo Programa têm contribuído para impulsionar a criatividade mogiana. A renovação da parceria com o Sebrae, que realiza um trabalho excelente, e o aumento expressivo do número de interessados demonstra que estamos no caminho certo para oferecer produtos cada vez melhores, gerando trabalho e renda no município”, conclui Claudinéli.

Criada em 2009, a Feira Mogi Feita à Mão conta com a exposição e comercialização de trabalhos feitos em madeira, tecido, fibras, contas e miçangas, biscuit, arames, papel, cosméticos, linhas e lãs, bambu, PVC, EVA, cabaça, entre outros materiais. Atualmente, a ação conta com cerca de 165 artesãos cadastrados.

A parceria com o Sebrae trouxe oportunidades de aprendizado aos participantes, como capacitação para gestão do negócio, aprimoramento técnico e identidade artesanal, além da participação em feiras e eventos de grande porte.

A Feira Mogi Feita à Mão acontece em variados pontos da cidade com dias e horários fixos, como na praça Mons. Roque Pinto de Barros (terças e quartas-feiras, das 9h às 17h); na praça Oswaldo Cruz (sextas e sábados, das 9h às 16h); no Largo da Feira de Braz Cubas (sextas e domingos das 7h às 13h) e de Jundiapeba (quartas e domingos, das 7h às 13h); no Parque Centenário da Imigração Japonesa (sábado e domingo, das 9h às 18h) e no Mercado do Produtor Minor Harada, popularmente conhecida como COBAL (sexta-feira, das 17h às 22h, e domingos, das 7h às 13h). Já a Feira Livre de Taiaçupeba recebe o programa sempre aos domingos, das 7 às 13 horas. A ação acontece a cada 15 dias no Parque da Cidade e na Vila Hélio, das 9 às 16 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta (na rua José Bonifácio, 516, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Serviço

Feira Mogi Feita à Mão
Programação (sujeita a alterações):

Local: Praça Mons. Roque Pinto de Barros - Centro
Dias e horários: toda terça e quarta-feira, das 9h às 17h

Local: Praça Oswaldo Cruz - Centro
Dias e horários: toda sexta e sábado, das 9h às 16h

Local: Largo da Feira de Braz Cubas (Rua Guttermann -  Braz Cubas)
Dias e horários: toda sexta e domingo, das 7h às 13h

Local: Largo da Feira de Jundiapeba (Avenida Presidente Altino Arantes - Jundiapeba)
Dias e horários: toda quarta e domingo, das 7h às 13h

Local: Feira Livre de Taiaçupeba (Rua Seis de Junho - Taiaçupeba)
Dias e horários: todo domingo, das 7h às 13h

Local: COBAL (Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 550 - Vila Mogilar)
Dias e horários: toda sexta-feira, das 17h às 22h, e aos domingos, das 7h às 13h

Local: Parque Centenário da Imigração Japonesa (Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº - Cezar de Souza)
Dias e horários: todo sábado e domingo, das 9h às 18h

Local: Parque da Cidade (Rua Jardelina de Almeida Lopes, 451)
Dias e horários: de 15 em 15 dias, das 9h às 16h

Local: Vila Helio (Rua Juvenal Granado Nale - Centro)
Dias e horários: de 15 em 15 dias, das 9h às 16h

 


Página 19 de 242



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi