Arquivo Histórico Municipal “Professor Isaac Grinberg”
O espaço é um apoio documental para pesquisas, com documentos escritos e digitalizados. Está ligado à história da formação da cidade, possui acervo iconográfico, documental, com obras raras do século XVIII. Está localizado no Centro Histórico tradicional da cidade, próximo à Prefeitura, Batalhão da Polícia Militar, Santa Casa de Misericórdia e Conjunto do Largo do Carmo.
O arquivo existe desde o começo do século XX, sendo repositório de documentos pertinentes à administração da cidade, de sua vida social e política, com uma grande quantidade de fotografias, plantas e certidões. Todo conjunto de documentos, fotografias ou papéis esparsos, sobre assuntos que envolvam a história da cidade e suas gentes, interessam para aquisição do acervo do Arquivo Histórico, que tem por objetivo guardar e disponibilizar a documentação existente desde o século XVII, até os dias atuais para consulta pública.
A consulta é gratuita e de livre acesso a qualquer pessoa, residente ou não no município. O Arquivo também dispõe de uma Biblioteca Histórica, com acervo diverso.
Recursos do Arquivo Histórico:
- Piso superior – sala com acondicionamento adequado para o acervo
- Piso inferior – sala de digitalização e microfilmagem, administração, sala de higienização e sala para pesquisa
- Acervo: cerca de 35 mil documentos e 10.500 fotografias antigas
Pesquisa online:
- Iconografia
- Nomes de ruas
ATENÇÃO: As pesquisas estão suspensas temporariamente devido à pandemia.
http://www2.cultura.pmmc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=94#sigFreeId350d254bf9
INFORMAÇÕES
Endereço: Rua Cel. Souza Franco, 917, Centro Histórico
Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-020
Telefone: 11 4798-6910
Email: culturamogi@pmmc.com.br